top of page

ALGUMAS DE NOSSAS LUTAS

Fizemos muito, mas com seu apoio podemos fazer muito mais!

01- JUSTIÇA POR JOÃO PEDRO

São Gonçalo foi palco do assasinato de um jovem negro de apenas 14 anos no Salgueiro por parte de policiais em uma operação. Desde de 2021 estive ao lado da família de João Pedro, levando esse e outros casos de violação de direitos humanos da cidade até a ONU e seguimos lutando para que os culpados por sua morte sejam responsabilizados.

image.png
image.png

02- JUSTIÇA PELO CÃO ARRASCAETA

Em abril de 2023, policiais civis invadiram sem mandado a casa de um trabalhador no Pita e mataram seu pitbull Arrascaeta com tiros de fuzil. Desde o início estive ao lado do seu tutor levando o caso à grande imprensa e denunciando os autores deste crime para a Corregedoria.

03- CONTRA OS ALAGEMENTOS E ENCHENTES

Quando chove nossa cidade fica debaixo d'agua, infelizmente a Prefeitura não usou o 1 bilhão da CEDAE em obras estruturais para resolver o problema. No Engenho Pequeno, infelizmente um casal e sua filha de 4 anos foram vítimas fatais de um deslizamento de terra. Estivemos desde o início dando suporte a essa e outras famílias que sofreram com essa tragédia e lutando pelo pagamento do Aluguel Social.

image.png
image.png

04- JUSTIÇA POR DURVAL

Durval, morador de São Gonçalo foi mais uma vítima do racismo que permanece entranhado em nossa sociedade. Um trabalhador, pai de família, foi mais um preto confundido com bandido, e morto por isso. 

Estivemos ao lado da família em muitas lutas para levar o caso a organismos internacionais e  pressionar o governo e a justiça brasileira para que esse crime não passe impune.

05- CONTRA A PRISÃO ABUSIVA DE CARLOS VITOR

Carlos Vitor é um jovem negro de São Gonçalo condenado injustamente por um crime que nunca cometeu, apenas por causa de reconhecimento fotográfico. Quando tomei conhecimento do ocorrido, levei o caso para a Comissão de Combate às Discriminações Racias da ALERJ, presidida pelo Professor Josemar, que acionou a Defensoria Pública. Esta conseguiu reverter a decisão do STJ, libertando mais esse jovem, vítima do racismo estrutural.

image.png
image.png

06- NA LUTA PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS

Estivemos nos últimos anos ajudando os grandes guerreiros do Coletivo Meu Focinho Amado a organizarem diversas feiras de adoção no município, onde dezenas de animais conseguiram encontraram um lar e outras centenas conseguiram agendar sua castração gratuita. Além disso estivemos atuando contra a omissão da Prefeitura perante os diversos cavalos abandonados na cidade, e contra sua proposta absurda de eutanásia para cavalos abandonados.

image.png

07- CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura alegou falta de recursos para apoiar a Semana da Umbanda, evento de suma importância para história da cidade. Enquanto o tapete de sal, organizado pela Igreja Católica, e a Marcha para Jesus, organizada por igrejas protestantes, nunca deixou de receber recursos. Diante da clara demonstração de intolerância religiosa, levamos o caso aos jornais para garantir a realização do evento e denunciar o racismo religioso da Prefeitura.

image.png

08- LUTA PELAS CRIANÇAS PCD'S E NEURODIVERGENTES

Em conjunto com as mães atípicas da cidade, fomos à Secretária Estadual de Transporte e conseguimos que o laudo fosse aceito de forma permanente para o Vale Social, eliminando a necessidade de apresentar um novo laudo médico a cada renovação. Além disso, estivemos denunciando no Ministério Público a falta de professores de apoio nas escolas de São Gonçalo.

image.png

09- FORA ENEL E FORA ÁGUAS DO RIO

A privatização só trouxe humilhação! Mesmo sem mandato, nos últimos anos não demos paz para essas empresas que não respeitam a população gonçalense. Organizamos protestos, abaixo-assinado, denunciamos em jornais, conseguimos levar os abusos até a ALERJ e fui até agredido por seguranças em uma das cobranças que fiz na Àguas do Rio. Não irão ter paz enquanto continuarem prestando esse péssimo serviço para nossa população!

10- LUTA PELO ALUGUEL SOCIAL

Diversas famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas no início do ano de 2023 não consguiram receber o aluguel social da Prefeitura. Mesmo tendo direito, o Prefeito aplicou um verdadeiro calote nessas famílias, no momento que mais precisavam. Desde então fizemos diversas reuniões com as famílias e com o secretário de assistêncial social e seguimos lutando ao lado das famílias para que as mesmas tenham seu direito respeitado!

Foram centenas de lutas que travamos nos últimos anos, caso queira ver mais entre em nosso Instagram @AlexSerpaPsol. Mesmo sem mandato, conseguimos grandes conquistas, agora queremos avançar ainda mais, conto com seu apoio!

bottom of page